Estudos, língua e cultura italiana

consulados italianos no brasil

O setor cultural é um dos pilares da cooperação italiano-brasileira. A Itália e o Brasil sempre enfatizaram a importância da cultura como ferramenta para promover e consolidar as relações mútuas, especialmente no campo acadêmico. Os dois Países trabalham juntos para o fortalecimento dos instrumentos de promoção da cooperação acadêmica, especialmente no que se refere a oferta de bolsas de estudo, intercâmbios de estudantes universitários e pesquisadores, bem como à instituição de cátedras e leitorados de língua italiana nas universidades.

O Brasil é um "desafio cultural grandioso" para a Itália: a confirmação de uma demanda cada vez mais forte para a língua e a cultura italianas vem de muitas partes. Hoje, esta demanda não é mais atribuível apenas à comunidade de descendentes italianos presentes no país, mas também a um forte interesse do vasto público brasileiro. Alguns dados ajudam a entender a extensão do fenômeno acima descrito. De acordo com o Anuário Estatístico do Ministério das Relações Exteriores italiano (MAECI) para o ano de 2018, no Brasil, no ano lectivo de 2016-2017, mais de 24.000 estudantes participaram de 1.499 cursos de língua e cultura italiana organizados por Institutos Italianos de Cultura e organizações privadas locais. Se acrescentarmos a este número os estudantes que participaram dos cursos oferecidos por universidades, escolas, associações e escolas de línguas privadas (como relatado no documento “L’italiano nel mondo che cambia – 2017”), o total é de 70.381 estudantes (dos quais 26.899 receberam o apoio do MAECI através das contribuições fornecidas para professores, Enti Gestori e cursos). O Brasil registrou + 4,96%, o que nos permite apreciar o efeito das políticas de promoção da língua realizadas no País. O Brasil está entre os dez primeiros países por número de estudantes que estudam italiano na Itália. Graças à participação italiana no programa "Ciência sem Fronteiras", a Itália tornou-se um dos principais destinos escolhidos pelos estudantes brasileiros para seu período de formação no exterior. De 2013 a 2015, cerca de 4.000 estudantes brasileiros foram para a Itália. No Brasil, há uma presença grande e qualificada de pesquisadores e professores italianos ativos no sistema universitário brasileiro. Mais de 800 acordos bilaterais assinados nos últimos anos por universidades e instituições de pesquisa italianas e brasileiras consolidaram a mobilidade acadêmica bidirecional.

Esta necessidade de língua e cultura italiana, ditada por razões de estudo, trabalho ou simplesmente de interesse pessoal, está recebendo uma resposta ativa por parte da Embaixada, por meio de uma programação a cada vez mais articulada, de qualidade e bem orientada e da disponibilização de recursos e energias financeiros e humanos renovados em prol da política cultural. A Embaixada apóia fortemente a atividade de aprofundamento e lançamento de novas iniciativas focadas na difusão da nossa língua e da nossa cultura.

Para mais informações, visite a seção COOPERAÇÃO CULTURAL

Para mais informações sobre os eventos promovidos pela Embaixada, visite a seção EVENTOS

POR QUE ESTUDAR NA ITÁLIA?

https://studyinitaly.esteri.it/it/why-study-in-italy

ESTUDAR NA ITÁLIA: INFORMAÇÕES SOBRE BOLSAS DE ESTUDO, TÍTULOS, VISTOS DE ESTUDANTE

https://www.esteri.it/mae/it/servizi/sportello_info/domandefrequenti/studiare-in-italia.html

ESTUDAR NA ITÁLIA EM 5 PASSOS

https://studyinitaly.esteri.it/it/5-step-per-studiare-in-italia

APRENDER A LÍNGUA ITALIANA NO BRASIL

IL PORTALE DELLA LINGUA ITALIANA

RAI CULTURA – ITALIANO

CURSOS LIVRES DE ITALIANO A DISTÂNCIA

XVIII SETTIMANA DELLA LINGUA ITALIANA NEL MONDO – "L’ITALIANO E LA RETE, LE RETI PER L’ITALIANO", 15-21 OTTOBRE 2018

CONCURSO: “JOGOS DE PALAVRAS EM ITALIANO/PORTUGUÊS”

O projeto intitulado “Jogos de palavras em língua italiana/portuguêsa (/outros idiomas)” foi realizado pela professora Andreina Di Vittori (leitora da Universidade de Brasília) com seus estudantes de italiano. O projeto prevê a realização de jogos linguísticos criativos em rede, graças ao uso da plataforma Google Classroom: palavras cruzadas, enigmas, rébus, caça palavras, trava-línguas e poesias em rima, mas também um original jogo de memória com emparelhamentos de cartas com palavras e imagens, com muitas combinações possíveis, baseado nos falsos amigos da língua e, finalmente, jogos com textos de músicas e filmes, abordando diversos aspectos da cultura e civilidade italiana: da história da arte, da música pop e lírica, da gastronomia, da geografia e história, dos produtos do made in Italy, do cinema e do esporte. Os estudantes mais criativos e ativos foram premiados com um dicionário de língua italiana, no dia 18 de outubro passado, no Instituto de Letras da Unb.

O projeto está disponível ao link:https://drive.google.com/file/d/1pS5Q-ygsynkealFVgpGfBUlKxaZtssQK/view?usp=sharing

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.